Nossa história

Quem Somos?

O Círculo de Amigos da Paróquia de Santa Madre Cabrini – “Projeto Madre Cabrini” – idealizado e fundado pelo Padre José Luiz Ferreira em 1984, conhecedor da realidade local, diante do risco social e pessoal em que estavam inseridas as crianças e adolescentes e suas famílias no bairro Jardim Gonzaga, dentro dos limites de sua, então, Paróquia de Santa Madre Cabrini, com o desejo de promover a dignidade da pessoa humana, fomentando o protagonismo e a construção do projeto de vida. Iniciou várias ações, primeiramente da saúde com a Pastoral da Saúde, Pastoral do Menor e da Criança, com intuito de promover para essa população melhora na qualidade de vida e autoestima.

Foi pioneiro, juntamente com o bispo diocesano Dom Constantino, lutaram por saneamento básico e moradia digna. Ambos buscaram, através de empresários e poder público local numa ação conjunta e intersetorial e deram soluções a essas questões de extrema necessidade desta população.

Secretaria

Estas demandas, por outro lado, se apresentam cada vez mais complexas, seja pelas dificuldades de criação de vínculos comunitários e afetivos; pela rapidez do desenvolvimento tecnológico (apontando outros necessários saberes simbólicos e comunicativos), no caso do Projeto Madre Cabrini, a comunidade em que está inserido, com risco social altíssimo, principalmente pela ocorrência de tráfico de drogas, violência, desemprego e desorganização familiar, especialmente o bairro Jd. Gonzaga, com sua origem em barracos e ocupações irregulares, cuja urbanização e desenvolvimento o tornou um dos “bolsões de pobreza” do município de São Carlos.

 

Com o decorrer dos anos, o trabalho foi conhecido por diretores da empresa A. W. Faber Castell S.A, que sensibilizados com a problemática da criança e do adolescente, possibilitaram a edificação do prédio (465,26 m²). A construção iniciou em 1989 e foi inaugurada em 1990.

A interação Projeto-público foco se dá nesse contexto, impactando diretamente o comprometimento e comportamento das crianças e adolescentes, colocando a equipe pedagógica e técnica em situações diárias de mediação de conflitos, intervenção, orientação, diálogo com familiares, escuta e encaminhamento de casos de sofrimento emocional, violência doméstica, sexual e outras, de maneira a não “culpabilizar e penalizar” a criança e adolescente mas, ao contrário, proporcionar acolhimento e ambiente social e educativo promotores de socialização, troca de saberes, práticas saudáveis, autonomia e felicidade.

Estamos inseridos assim em outra discussão importante atualmente, no plano educacional: a necessidade de “práticas inovadoras” na abordagem pedagógica com crianças e adolescentes. O Projeto Madre Cabrini não é “escola”, com a missão de trabalhar conteúdos do ensino fundamental. Sua proposta é oferecer atividades lúdicas, esportivas, artísticas, musicais, promotora de valores éticos e cidadania, informática, idiomas e outras, promovendo num trabalho articulado, multidisciplinar, transversal o favorecimento do saber.

A eficiência educativa neste tipo de projeto está no equilíbrio entre oferta de atividades atrativas e de impacto imediato na vida, adesão das crianças/adolescentes, abordagens promotoras de autonomia, construção coletiva das regras e sua aplicação e o fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários. E “vínculo” não se cria idealmente, teoricamente; mas na práxis, na relação dialógica, no contato, interagindo, problematizando, escutando e olhando individualmente cada criança e adolescente. As atividades técnicas, artísticas, esportivas etc. complementam esta equação, gradativamente, na medida do empoderamento, apropriação e viabilização de atividades que satisfaçam positivamente as expectativas de todos, crianças/adolescentes, equipe e familiares.

Missão, Visão e Valores

Missão: Promoção da pessoa humana, preocupação com o desenvolvimento pessoal, familiar e social.
Filosofia de Trabalho: estar em consonância com a proposta que está destinada a este trabalho, construção de uma humanidade nova, baseada na justiça, nos valores e na ética.
Mística: Santa Madre Cabrini tinha o carisma do acolhimento. Nosso Projeto foi fundado nas palavras de Jesus: “Quem acolher a um destes pequeninos, a mim acolhe”. O sentido para a existência deste Projeto são nossas crianças e adolescentes que são prioridade para nós.

O Projeto Madre Cabrini

Têm como símbolo o globo terrestre significando o mundo do qual faz parte.
A figura no centro de crianças de mãos dadas simboliza a união de todas as raças. Santa Madre Cabrini acolhia os imigrantes e ensinava-os a amar a pátria alheia, como se fosse a sua própria.

Saiba como ajudar