Uma das principais abordagens do Projeto Madre Cabrini é o fortalecimento dos vínculos afetivos e comunitários. Localizado em uma das áreas mais vulneráveis de São Carlos, o Jardim Gonzaga, o projeto atende crianças e adolescentes que enfrentam grandes desafios, como desestruturação familiar, violência e tráfico de drogas. Diante desse contexto, o Projeto Madre Cabrini se propõe a ser mais do que um local de atividades educativas. Ele é um espaço de acolhimento e construção de relações humanas baseadas no respeito, na escuta e no apoio mútuo.
Através de atividades lúdicas, esportivas e culturais, o projeto oferece aos jovens a oportunidade de desenvolver sua autoestima e autonomia. Uma das grandes inovações do Projeto Madre Cabrini é o seu trabalho de mediação de conflitos, intervenção familiar e suporte emocional. O projeto lida diariamente com casos de violência doméstica e sofrimento emocional, mas faz isso de uma maneira acolhedora, sem culpabilizar os jovens, mas sim, promovendo um ambiente onde eles possam se expressar e superar suas dificuldades.
O foco nas atividades culturais e esportivas também é uma estratégia eficaz para estimular a socialização e a troca de experiências saudáveis. Oficinas de teatro, dança, música e artesanato são ferramentas importantes para promover a criatividade e o desenvolvimento de habilidades que vão além do conteúdo escolar tradicional. O Projeto Madre Cabrini acredita que o aprendizado se dá na prática, na interação e no diálogo, e é por isso que o fortalecimento dos vínculos afetivos é o ponto central de sua metodologia.