Público atendido

Público Alvo:
Crianças de 6 a 15 anos, principalmente dos bairros Jd. Gonzaga, Monte Carlo e Cruzeiro do Sul e áreas adjacentes, afetadas por exclusão socioeconômica, desemprego, falta de infraestrutura urbana, baixa escolaridade, violência e tráfico de drogas.

Vulnerabilidades Sociais:
Muitas crianças são filhas de mães e pais solteiros ou que assumem sozinhos os cuidados com as crianças e os adolescentes, ou em situações de encarceramento e dependência química, aumentando a vulnerabilidade e o risco social.

Impactos nas Crianças:
Essas condições sociais, muitas vezes afetam diretamente as crianças em termos de vínculos afetivos, aprendizagem, desenvolvimento e garantia de direitos, resultando em comportamentos como violência, agressividade e marginalização.

Objetivo do Projeto “Ser e Conviver”:
O projeto visa construir uma cultura de paz, fortalecendo a autoestima, o senso de pertencimento e estimulando as crianças e adolescentes a criarem projetos de vida significativos.

Lema: Projeto Madre Cabrini, a serviço da Vida!

Importância do Projeto Madre Cabrini:
Proporciona um ambiente seguro e inclusivo para crianças em situação de vulnerabilidade;
Oferece suporte emocional e social, ajudando a combater as situações de vulnerabilidade e promover o bem-estar;
Estimula o desenvolvimento pessoal e a construção de perspectivas futuras positivas para as crianças e adolescentes envolvidos e a ressignificação da própria história.

Tipos de Ações e Atendimento:

  • Serviços socioassistenciais
  • Proteção Social Básica e Fortalecimento de Vínculos.
  • Nossa capacidade é atender até 120 crianças e adolescentes. O Projeto Madre Cabrini atende até 120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social dos bairros: Jardim Gonzaga e adjacências, na faixa etária de 06 a 15 anos. Mas a cada ano atendemos mais que a capacidade.

Objetivo Geral:

Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, por meio de ações e atividades que assegurem:

  • espaços de referência (infraestrutura física e relações afetivas); ampliação do universo informacional, artístico e cultural;
  • compreensão crítica da realidade social, estimulando a participação cidadã;
  • inserção, reinserção e permanência das crianças e jovens no sistema educacional (escola e formação técnica), promovendo o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e formação cidadã;
  • favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários;